Acontece

Notícias

SJO | Momento Cívico Cultural "O Menino do dedo verde"

O Momento Cívico Cultural do 6º ano C aconteceu no dia 18 de maio. Foi uma experiência muito interessante, aprofundamos o nosso conhecimento sobre literatura infantil. O nosso tema foi o livro "O Menino do dedo verde". Foram 2 meses de ensaios, mas valeu a pena, cantamos, dançamos, lemos, atuamos foi o máximo! Agradecemos a todos os educadores que nos ajudaram nesse processo de aprendizagem.

Maria Eduarda Souza - 6º C


Eu gostei muito do Momento Cívico Cultural do 6º ano C, porque nós nos aprofundamos muito sobre a história do livro "O menino do dedo verde". A leitura desse livro foi uma ótima experiência para mim, a história de Tistu é ótima para você refletir sobre a vida!

Arthur Carlos - 6ºC


Escrito pelo francês Maurice Druon, em 1957, O Menino do Dedo verde ganhou edições em muitos países. No Brasil, o livro foi traduzido por D. Marcos Barbosa, monge beneditino, escritor e poeta, que também traduziu outro clássico da literatura infantil: O Pequeno Príncipe.

O Menino do Dedo Verde conta a história de Tistu, uma criança que possui um dom especial. Orientado por seu tutor, o jardineiro Sr. Bigode, Tistu descobre que tem o dedo verde, isto é, ao colocar seu dedo nas coisas, logo surgem plantas e flores dos mais variados tipos.

Tistu usa o seu dom para vencer o mal e a doença, cobrindo sua cidade de flores. Ele encontra uma menina enferma e transforma seu quarto no hospital em um lindo jardim, fazendo com que a menina logo recupere sua saúde.

Tistu conhece uma favela e, com seu dedo verde, cobre os barracos com flores, dando novo animo para que os moradores superem suas dificuldades. Até a cadeia municipal é transformada em um ?castelo de flores?, trazendo algum conforto aos presos.

O dom de Tistu é capaz até mesmo de acabar com uma guerra! Mas não vamos ser spoillers e contar como essas coisas aconteceram ou como o livro termina. Temos "O Menino do Dedo Verde na Biblioteca Madre Cândida e vocês podem conhecer por si mesmos esta fantástica história!

Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos chama a superar a violência, pois, somos todos irmãos. Precisamos ter mais árvores e menos muros, mais flores e menos armas, cultivar a paz e o amor em nossos corações e arrancar deles as ervas daninhas do ódio e do rancor. O Menino do Dedo Verde é uma ótima inspiração para isso.

Fica a Dica!

REDE FILHAS DE JESUS

Nós, as Filhas de Jesus, somos um grupo de mulheres que nos encontramos a partir de caminhos diversos. Diferentes por origem familiar, cultura, gostos e idades, mas, temos algo que nos une: desejamos seguir a Jesus, em resposta ao chamado que mudou nossas vidas e que vai transformando nossa maneira de entender e viver a realidade, servindo aos demais. "Educar Evangelizando e Evangelizar Educando" é a maneira que nos distingue no exercício da missão, sempre no compromisso com a construção de um mundo mais irmão.

Rua Lugdero Dolabela, 1021 - 6º andar
Gutierrez - Belo Horizonte - MG
CEP: 30.441-048

Tel: +55 (31) 3337-8755
Tel: +55 (31) 3337-2155