Acontece

Notícias

SJO | Dia "D" de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia 18 de maio, Dia "D" de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tivemos na Obra Social São José Operário uma ação educativa e de conscientização com a colaboração das palestrantes Camila Araújo e Fatini Santos que conversaram com os alunos sobre o tema. Elas apresentaram algumas realidades relacionadas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: "pesquisas comprovam que no mundo 1 a cada 6 meninos e 1 a cada 4 meninas são vítimas de abuso sexual ao longo da vida"; 90% dos abusadores são do círculo de conhecidos da criança ou adolescente; a exploração sexual é a utilização criminosa do menor em atividade sexual em troca de remuneração ou compensação; os alunos aprenderam a identificar o que é abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e aprenderam que as vítimas podem e devem denunciar esses crimes, conversando com uma pessoa adulta de sua confiança, que vá orientá-la e defendê-la, denunciando através do disque Direitos Humanos, número 100.

No Brasil já houve evoluções para enfrentamento e combate do problema, no ano 2000 foi instituída uma lei federal declarando o dia 18 de maio como Dia Nacional de combate à causa. No mês passado foi instituída em Belo Horizonte outra lei que decreta o mês de maio como "Maio Laranja", que passará a integrar o calendário oficial de eventos do município, declarando que desde então, serão realizadas "atividades para conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente."

Infelizmente esse crime acontece, sustentado por valores machistas e preconceituosos, por falta de denúncias, medidas preventivas e efetivas que auxiliem a proteção de nossas crianças e adolescentes.

Acreditamos que muito ainda há a ser feito e que as ações mais acertadas na luta contra esse crime, começam com debates, diálogos, ações preventivas e educativas.

Leia mais em:
www.infanciaprotegida.com.br/2016/06/10/infancia-e-abuso-sexual-estatisticas-e-formas-de-prevencao/
www1.folha.uol.com.br/especial/2018/forum-exploracao-sexual-infantil-segunda-edicao/

Eliziana Figueiredo - Orientadora Educacional


REDE FILHAS DE JESUS

Nós, as Filhas de Jesus, somos um grupo de mulheres que nos encontramos a partir de caminhos diversos. Diferentes por origem familiar, cultura, gostos e idades, mas, temos algo que nos une: desejamos seguir a Jesus, em resposta ao chamado que mudou nossas vidas e que vai transformando nossa maneira de entender e viver a realidade, servindo aos demais. "Educar Evangelizando e Evangelizar Educando" é a maneira que nos distingue no exercício da missão, sempre no compromisso com a construção de um mundo mais irmão.

Rua Lugdero Dolabela, 1021 - 6º andar
Gutierrez - Belo Horizonte - MG
CEP: 30.441-048

Tel: +55 (31) 3337-8755
Tel: +55 (31) 3337-2155