Acontece

Notícias

Falecimento de grande benfeitor das Filhas de Jesus em Montes Claros

Morreu na manhã desta quinta-feira (19), aos 86 anos, o padre Henrique Munáiz Puig. O motivo da morte foi Leucemia Melóide aguda.

Henrique Munáiz Puig nasceu em 25 de dezembro de 1930 na cidade espanhola de Pontevedra, na região de Galícia. Veio para o Norte de Minas em meados de 1965 e se dedicava à sua missão presbiteral, e ao compromisso social. Padre Henrique sempre se preocupava em realizar boas ações em Montes Claros, em favor dos mais pobres.

Trabalho Solidário
O sacerdote tinha sonho de proporcionar à crianças e jovens carentes de Montes Claros uma educação de qualidade, e desenvolveu, no bairro Cintra, o Colégio São Luiz São Gonzaga; são cerca de 90 crianças que recebem educação básica e 90 jovens e adultos que têm acesso à educação para jovens e adultos (EJA).

Ainda na unidade, ele instalou o projeto Nossa Senhora das Dores, com ações de acolhimento a jovens com problemas com álcool e outras drogas, proporcionando apoio psicológico e atividades que ajudam a melhorar a autoestima. O projeto fez 25 anos em 2016 e assiste, atualmente, cerca de 200 adolescentes e seus familiares. No total, mais de mil pessoas foram acolhidas.

Além desta obra social, o Pároco construiu algo semelhante no Bairro Carmelo, o Centro Educacional Apóstolo Santiago, oferecendo educação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Diariamente, estudam 85 alunos da região.

Trabalho Missionário
Através de seus esforços, o Pe. Henrique fundou a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no bairro Cintra, a Igreja de Santa Rita, no bairro Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Lourdes e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Delfino Magalhães. Ele também colaborou com a fundação de obras em favor dos pobres, das ordens religiosas das Irmãs Carmelitas e das Irmãs Filhas de Jesus. Padre Henrique inaugurou em 2015 a capela Apóstolo Santiago; a construção é uma homenagem aos 50 anos de trabalho do Pároco em Montes Claros.

Benfeitor das Filhas de Jesus
Na chegada das Filhas de Jesus em Montes Claros, Padre Henrique se empenhou pessoalmente em construir a casa, com a colaboração de seus jovens e do povo dos bairros circunvizinhos, pensando num espaço para abrigar as irmãs, uma capela consagrada a Nossa Senhora de Fátima e demais dependências de uma residência simples, onde as Irmãs pudessem morar. Empenhou-se também na catequese, nas celebrações da eucaristia com as Irmãs e a com a comunidade, em todas as lutas por melhorias no bairro juntamente com o apostolado das Irmãs.

A Congregação das Filhas de Jesus tem especial apreço por sua entrega em serviço dos mais pobres da cidade e roga a Deus para que o tenha em sua glória.

Padre Henrique Munaiz, nossa eterna gratidão e que sua alma descanse em paz junto de Deus Pai, nosso Senhor.


REDE FILHAS DE JESUS

Nós, as Filhas de Jesus, somos um grupo de mulheres que nos encontramos a partir de caminhos diversos. Diferentes por origem familiar, cultura, gostos e idades, mas, temos algo que nos une: desejamos seguir a Jesus, em resposta ao chamado que mudou nossas vidas e que vai transformando nossa maneira de entender e viver a realidade, servindo aos demais. "Educar Evangelizando e Evangelizar Educando" é a maneira que nos distingue no exercício da missão, sempre no compromisso com a construção de um mundo mais irmão.

Rua Lugdero Dolabela, 1021 - 6º andar
Gutierrez - Belo Horizonte - MG
CEP: 30.441-048

Tel: +55 (31) 3337-8755
Tel: +55 (31) 3337-2155