quer ser filha de jesus?


"Quem queira pertencer a esta nossa Congregação que desejo se chame das Filhas de Jesus..." (CFI 2)

Na noite da última terça feira, 10, foram concluídos os trabalhos missionários na paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases. Na Santa Missa, presidida pelo Pe. José Carlos Leite, em ação de graças por tudo o que foi realizado nesses dias, estavam presentes os trinta e oito missionários, bem como a equipe de coordenação, membros das diversas pastorais e de todas as comunidades da paróquia.

Pe. Leite externou sua alegria ao ver as sementes da evangelização plantadas no terreno da paróquia. No discurso de agradecimento, em nome de toda a comunidade paroquial, o seminarista Maycon Zeni ressaltou as difíceis condições, haja vista o forte calor vivido em Cataguases nos últimos dias. Citando Santo Inácio de Loyola, concluiu: "Para aqueles que creem, nenhuma explicação é necessária; e para aqueles que não creem, nenhuma explicação é possível".

No fim da celebração, o coordenador da missão, Prof. Carlos Eduardo Cardozo, demonstrou sua gratidão ao Pe. José Carlos, que acolheu a proposta de braços abertos, e ao seminarista Maycon, pela colaboração nos trabalhos. As secretárias Cida e Aninha e as equipes de cozinha, coordenadas por Nilcéa e Lurdinha, também foram lembradas.

Os missionários receberam como lembrança uma bíblia com uma capa personalizada de Nossa Senhora do Rosário. Após a Santa Missa a congregação das Filhas de Jesus ofereceu um lanche para todos, proporcionando assim um último momento de confraternização. Rezemos ao Senhor da messe para que suscite novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias do meio de seu povo.

Autor: Maycon Zeni Gonçalves

Fonte: www.dioceseleopoldina.com

Formação da Filha de Jesus

As etapas de  formação da Filha de Jesus oferece as ajudas para conservar e fazer crescer o bom ser da Congregação, mantendo vivo e atual o carisma de Madre Cândida Maria de Jesus.

O carisma é dom gratuito que nos é dado por Deus ao chamar-nos ao seguimento de Jesus. Cada Filha de Jesus, como primeira responsável de sua formação, está chamada a encarnar os traços carismáticos em sua vida-missão.




São eles:

- Filiação - Fraternidade
- Identificação com Jesus - cristocentrismo
- Abnegação
- Obediência e disponibilidade
- Comunhão fraterna de um Corpo em missão
- Devoção filial a Maria


Etapas de formação inicial

POSTULANTADO
Esta primeira etapa, que dura aproximadamente um ano, a jovem postulante começa a experimentar  a vida própria de uma Filha de Jesus, e, como mulher, se dispõe a crescer no conhecimento próprio e da Congregação para confirmar sua vocação e abraçá-la mais livremente.

Por sua parte, a Congregação adquire um maior conhecimento da jovem postulante e, ao mesmo tempo, proporciona as ajudas necessárias para que esta possa discernir sua vocação e crescer em atitudes de generosidade e disponibilidade, que tornam possível essa primeira decisão e que deve acompanhar todo o seu processo formativo. Em geral, vincula-se a uma comunidade concreta de Filhas de Jesus.

NOVICIADO
O noviciado tem uma importância especial porque  "nele se põe todo o fundamento de uma vida consagrada a Deus em serviço do próximo". As noviças se reúnem, nesse tempo no Noviciado Internacional, acompanhadas pela mestra de noviças e apoiadas pela comunidade formadora.

Toda a formação neste tempo, que dura dois anos, está ordenada ao crescimento no maior conhecimento de Jesus e no modo de segui-lo como Filha de Jesus. Está orientada para que as noviças possam caminhar em sua vocação e incorporar-se, em seu grau, à Congregação, com a profissão dos primeiros votos ? pobreza, castidade e obediência. Durante o noviciado, as noviças fazem três experiências muito importantes: A experiência de 30 de Exercícios Espirituais Inacianos, a experiência de abnegação e a experiência de missão. 

JUNIORADO
Esta etapa, que normalmente dura entre seis e nove anos, tem como objetivo ajudar às junioras a seguirem crescendo no discernimento de sua vocação para serem incorporada à Congregação pela profissão dos votos perpétuos - pobreza, castidade, obediência e disponibilidade -  e a prepararem-se, por meio dos estudos profissionais, para melhor servir em missão.
O juniorado tem duas etapas. Durante a primeira etapa, que pode durar de dois a três anos as junioras vivem no Juniorado Internacional, com a mestra de junioras e uma comunidade formadora. Durante a segunda etapa, a juniora é enviada a uma comunidade, onde comparte a vida com as irmãs desta comunidade e são especialmente acompanhadas pela superiora local.

FORMAÇÃO PERMANENTE
Uma Filha de Jesus entra na etapa de formação permanente quando se incorpora definitivamente à Congregação pelos votos perpétuos. Continua, assim, crescendo em sua vocação para chegar a ser "verdadeira Filha de Jesus", o que supõe "parecer-se com Ele como uma filha se parece a seu pai, vestir-se com a mesma veste de Jesus, chegar a ter seus mesmos sentimentos e atitudes e dar a própria vida para que os outros a tenham em abundância".
Este processo de maturidade pessoal, conversão e transformação interior pelo Espírito, segundo nosso próprio carisma, começa com a formação inicial e dura toda a nossa vida. A formação de uma Filha de Jesus acaba quando, em seu sim definitivo a vontade do Pai, na morte, se entrega em total disponibilidade a seu amor de Pai e Ele a transforma e a introduz na alegria e na plenitude da comunhão com Ele. 


Quer ser Filha de Jesus?

 "Temos que oferecer às jovens possibilidades de escutar o chamado ao seguimento como Filhas de Jesus e ajudá-las no discernimento vocacional, com a certeza de que é o Espírito quem move os corações." (Det CG XVII, 43).


"Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir,
desde que aprendi a balbuciar teu nome em minha família.
Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir,
em cada novo chamado que vinha do alto mar.
Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir,
Até o fim da tarde até o umbral da morte.
Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir,
em cada rosto pobre que gritava para mim o teu rosto.
Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir,
Em uma luta desigual, dominaste-me Senhor,
e foi tua a vitória."





Sentido novo para a vida

Cabe a cada pessoa desenvolver a sensibilidade para perceber a que é chamada e buscar realizar o projeto de vida que Deus lhe inspira abraçar.
E como podemos desenvolver essa sensibilidade?
  • Escutando o que nos diz Deus, em sua Palavra e nos acontecimentos da vida...
  • Identificando nossas inclinações pessoais, sintonizando nosso querer com o querer de Deus...
  • Buscando a orientação de uma pessoa experiente que possa nos ajudar a ver caminhos novos...

 

Quer construir um sentido novo para sua vida?

  • Você deseja ajudar o próximo e trabalhar na construção de um mundo mais irmão?...
  • Sente alguma inquietação para anunciar a Boa Nova do Evangelho?...
  • Já ouviu o chamado de Deus para, com Ele, levar esperança e paz ao mundo sofrido e que procura razões de sua própria esperança?...


Um caminho de Evangelho
Nós, as Filhas de Jesus, queremos ajudá-la na busca desse CAMINHO NOVO para sua vida.
Como mulheres consagradas, cultivamos cinco grandes paixões em nossa vida:

DEUS-PAI: com o qual buscamos viver uma profunda familiaridade, porque é PAI providente e não abandona a nenhum de seus filhos e filhas.

JESUS CRISTO: centro da vida, amante e amado, com o qual a FILHA DE JESUS deseja parecer-se, identificar-se, por amor, assim como uma filha se parece a seu pai.

MARIA IMACULADA: Mãe e modelo de resposta e de fidelidade a Deus Pai; mulher simples, atenta e aberta às necessidades dos outros; estrela e guia dos caminhos da Congregação.

A PESSOA HUMANA: lugar predileto da presença de Deus, de quem as FILHAS DE JESUS, através do serviço e do testemunho, querem ser irmãs, servidoras e solidárias.

O MUNDO: lugar de missão. Como continuadoras da missão de Jesus, fazendo com que Ele se torne conhecido e amado por todas as pessoas como FILHO de Deus-Pai, encarnado por amor à humanidade inteira. Por Ele, se fazem DISPONÍVEIS para ir a qualquer lugar onde sejam enviadas em missão, sobretudo aos lugares mais necessitados.

A pastoral Vocacional das FILHAS DE JESUS
Chamadas a gerar VIDAS e a fazer brotar VIDA, onde quer que estejam, as FILHAS DE JESUS são chamadas a ser sinal e presença do amor de Deus-Pai, sobretudo, lá onde a vida está mais ameaçada e desprotegida, ajudando a sustentar a esperança e a utopia de uma VIDA PLENA num MUNDO NOVO, no qual todos possam viver como FILHOS(AS) e IRMÃOS(ÃS).
Se você se sente encantada por Jesus...
Se está ouvindo dentro de seu coração o convite "vem e segue-me"...
Se anda inquieta, desejando responder com amor e generosidade, dando maior sentido a sua vida... a Pastoral Vocacional das Filhas de Jesus pode ajudá-la no discernimento e na opção vocacional.


Como?
Nós, as Filhas de Jesus, somos mulheres felizes, porque somos consagradas para viver intensamente a familiaridade com Deus na Oração e na Ação, tendo Jesus como centro de nossa vida, Maria por "Estrela", numa comunidade fraterna, missionária e evangelizadora, ao estilo de nossa Fundadora, Madre Cândida Maria de Jesus.


Nossa Missão:
Anunciar ao mundo que Somos FILHOS E IRMÃOS através da Educação Integral Cristã de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Nosso Carisma: Parecer-nos com Jesus, como uma filha se parece com seu Pai.


Onde?
Em escolas, obras sociais, comunidades inseridas nos meios populares, Comunidades Rurais, nas diversas Pastorais, em Movimentos Sociais, em colaboração com outros...


E ENTÃO?
Como anda o seu encantamento por Jesus?...
Aceita o desafio?...
O amor nos faz disponíveis!
Quem se sente chamada é a responsável por começar a andar!

QUER VIR CONOSCO?
Faça contato conosco pelo e-mail: filhasdejesus@filhasdejesus.org.br

 

Necessita-se Filhas de Jesus...

Mulheres capazes de Deus, confiantes em Deus como Pai e Mãe que nos ama.
Mulheres apaixonadas pela vida e pela VIDA.
Mulheres com esperança em um mundo de paz, justiça e unidade.
Mulheres de fé que saibam discernir o querer de Deus em tudo o que façam na vida...

Necessita-se Filhas de Jesus...

Mulheres disponíveis ao querer de Deus.
Mulheres que se coloquem humildemente ao serviço dos mais necessitados.
Mulheres audaciosas, buscadoras, lutadoras, a favor da justiça e da solidariedade.
Mulheres coerentes, de palavra, contagiadas pela Palavra...

Necessita-se Filhas de Jesus...

Mulheres livres, maduras afetivamente.
Mulheres dialogantes, que apostem no trabalho em equipe, em colaboração, em Rede.
Mulheres sem fronteiras, universais, feitas para todos.
Mulheres amigas, vizinhas, cidadãs, companheiras, irmãs e filhas.

Necessita-se Filhas de Jesus...

Mulheres que eduquem, que deem de graça o que de graça receberam.
Mulheres contagiadoras de alegria e do evangelho entre crianças e jovens.
Mulheres seguidoras de Jesus e missionárias ali onde são enviadas.
Mulheres, embora frágeis e pecadoras, descubram a fortaleza de Deus Amor.

Necessita-se Filhas de Jesus...

E por que se necessita?
Pelas feridas do mundo... Pelas injustiças entre os povos...
Por tanto sofrimento em meio as pessoas... Por tantas crianças...
Por tantos jovens...Por tantas mulheres... Por tantos pobres...

E por que se necessita?
Porque outro mundo é possível! Porque existe esperança!
Porque somos livres! Porque juntos, podemos mais! Porque Deus o quer!

E por que se necessita?

Não porque sejamos poucas e pobres, porque poucas nascemos e pobres sempre fomos.
Não porque não cheguemos a tudo, porque, para isso, estamos em processo de adequação
de obras e pessoas. A vida é muito é muito mais que fazer, responder ou cobrir postos.
Não porque a maioria sejamos idosas e fraquejam as forças; porque. nas idosas
existe muita vida acumulada, muita entrega derramada, muita bondade brindada e nos jovens muita vida, ilusão paixão, amor por viver e repartir.

E porque se necessita?

Porque o projeto de Cândida Maria necessita de corações, mãos, pés,
sorrisos, decisões, apostas, pessoas, vidas.
Porque o mundo necessita do grão de areia que contribua com o projeto
de Cândida Maria de Jesus, apesar de nossa pobreza e fragilidade.
São tantas e tantas pessoas com a vida recuperada e a esperança alimentada, nas paróquias,
associações, comunidades onde estamos presentes.

Repito:
Necessita-se Filhas de Jesus!

Se você sente que pode ser uma mulher assim, não duvide em sê-la de verdade!
Se você se vê imperfeita e cheia de fragilidades, com limites... você, toda nas mãos de Deus, ser Filha de Jesus pode entrar nos planos de Deus e nos seus planos.

Se ao ler isto, algo move em seu coração, coloque-se à escuta do que Deus quer de você.

Se quer pertencer a esta nossa Congregação que a Madre Cândida desejou que se
chamasse ?Filhas de Jesus? esta será a sua felicidade!

                                                                                                                                             Maria Carmen Jimenez, F.I.


REDE FILHAS DE JESUS

Nós, as Filhas de Jesus, somos um grupo de mulheres que nos encontramos a partir de caminhos diversos. Diferentes por origem familiar, cultura, gostos e idades, mas, temos algo que nos une: desejamos seguir a Jesus, em resposta ao chamado que mudou nossas vidas e que vai transformando nossa maneira de entender e viver a realidade, servindo aos demais. "Educar Evangelizando e Evangelizar Educando" é a maneira que nos distingue no exercício da missão, sempre no compromisso com a construção de um mundo mais irmão.

Rua Lugdero Dolabela, 1021 - 6º andar
Gutierrez - Belo Horizonte - MG
CEP: 30.441-048

Tel: +55 (31) 3337-8755
Tel: +55 (31) 3337-2155